Segunda-feira, 25 de Setembro de 2006

Mais sobre a AMTV e o Mushing

Um dos desportos que se pratica em muitos países dos vários Continentes é o Mushing. O Mushing consiste em provas/corridas de tracção com cães (na neve ou em terra) e não obstante no panorama internacional existirem vários praticantes profissionais, o Mushing é um desporto amador onde a competição acontece durante um reduzido período de tempo (3/4 meses) sendo no entanto uma actividade que exige do musher uma atenção e dedicação de 365 dias por ano.

Para os que se pretendem iniciar neste desporto os conselhos primários da AMTV são:

-   Antes de decidir , adquirir muita informação sobre este desporto e tipos de cães a utilizar ;

- Depois de ter decidido ,  fazer-se sócio de um clube/associação que desenvolva esta  modalidade.

Apesar de em Portugal este desporto não ter qualquer tradição cultural, começou a dar os primeiros passos no nosso País em Outubro de 1996. Apareceu um clube nesse ano, no ano seguinte outro e depois logo outro, até que se funda a Federação Portuguesa  de Mushing (FPM) em 1999.

Uns anos depois, em 2005, e na sequência da extinção de um dos clubes de âmbito nacional, surge a ideia e a possibilidade de fundar um clube de Mushing no Concelho de Torres Vedras.

                   

A iniciativa parte de alguns entusiastas já “veteranos” na modalidade, ex-associados do extinto clube, que tinham como denominador comum o facto de serem apaixonados pela prática do Mushing e residirem na zona Oeste, essencialmente no Concelho de Torres Vedras. Começaram a pôr em prática a ideia e acabam por conseguir moldar uma estrutura e identidade à iniciativa de fundar um clube de mushing  de perfil regional,   que, não obstante, acolhe e integra  um qualquer praticante/simpatizante , oriundo de qualquer parte do país .

                 

Surge assim no dia 13 de Julho de 2005 a Associação de Mushing de Torres Vedras (AMTV).

                          

                                              

Para além de todos os encargos inerentes a um qualquer praticante de Mushing existe depois uma gradual diferenciação de praticante para praticante, uma vez que o Mushing tem várias Classes e Categorias: pode ser praticado desde com uma simples bicicleta e 1 cão, até 6, 8, 10, 12, 14… cães, utilizando nestes casos ora triciclos e  karts de quatro rodas, ora trenós de Sprint, (aquando das provas em neve) obrigando então a investir/possuir um conjunto mais completo de materiais/equipamentos indispensáveis à prática da modalidade bem como um maior investimento na nutrição e cuidados a ter para com os seus atletas caninos.

Importa acrescentar e salientar a grande capacidade psicológica e empenho necessárias , para encarar este desporto de uma forma competitiva, pois estes praticantes ( e as suas equipas de  cães) tem que superar e desvalorizar as condições climatéricas adversas próprias de um desporto ao ar livre, desenvolvido em plena Natureza durante o Inverno (chuva, vento, frio, neve,…) para além de outros aspectos particulares relativos ao contexto profissional e familiar de cada um.

                       

A Associação de Mushing de Torres Vedras foi criada com um forte pendor competitivo, embora o seu âmbito de actividades englobe outras variantes mais lúdicas e pedagógicas.

De acordo com a vertente principal, a competição, a divulgação do nome ‘Torres Vedras’ associada a este desporto, tem sempre no horizonte dos seus Mushers obter a melhor classificação possível seja em que prova for, no país ou no estrangeiro.

     

A A.M.T.V. faz parte da Federação Portuguesa de Mushing (FPM) desde Setembro de 2005.Este órgão é quem tutela superiormente esta modalidade em Portugal que, por sua vez, está integrada na Confederação do Desporto de Portugal e no Comité Olímpico de Portugal. A nível internacional a F.P.M. faz parte das organizações/instituições que superintendem este desporto tanto na Europa (E.S.D.R.A.) como a nível mundial (I.F.S.S.)

Contudo, e apesar de todos estes reconhecimentos formais e institucionais,a Federação Portuguesa de Mushing ainda não usufrui (tal como outras federações desportivas) do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva, o que lhe permitiria aceder a verbas de modo a  viabilizar um maior apoio aos clubes e atletas e organizar provas com maior impacto. Estamos certos de que a nível federativo a A.M.T.V. tem beneficiado dos mesmos apoios que outros clubes em Portugal., mas como esses apoios são manifestamente insuficientes para organizarmos provas e apoiar atletas  (consubstanciam-se sobretudo ao nível da concessão de staff - técnico credenciado e algum material para apoio logístico) estamos conscientes de que os acontecimentos desportivos de qualidade não são obra do acaso e que  também só acontecem porque Autarquias, Empresas, Individualidades, Meios de Comunicação e Marcas prestigiadas a eles se associam. Vamos então mais uma vez manifestar os nossos agradecimentos e referenciar publicamente quem nos apoiou nesta 1ª época Desportiva da A.M.T.V., a saber :

CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS - Grupo TOITORRES - UNITED FAMILY Empresa de projectos de Engenharia - Junta de Freguesia de A - DOS - CUNHADOS - Junta de Freguesia do RAMALHAL - BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE TORRES VEDRAS - ASSOC. DE SOCORROS DE A - DOS - CUNHADOS - Restaurante ADEGA DO MIGUEL- Jornal BADALADAS - Jornal FRENTE OESTE - MÓVEIS Stº AGOSTINHO -Empresa de nutrição animal NUTRITÉCNICA / KILINA - RÁDIO OESTE.

 

     A todos os que nos apoiam e connosco colaboram, o nosso MUITO OBRIGADO!

 

Contactos do Clube:

Sede : Avª 25 de Abril / Villa Amaral – ZIBREIRA

            2565 – 134 CARVOEIRA (TVD) 

Telefones: ArmandoAmaral:962758953 /   BrunoBonifácio: 919353134

                                           Luis Salgueiro: 918877717

 

 

 

Publicado por amtvmushing às 23:42
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

.Janeiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
31

.Com o apoio:

.Pesquisar neste blog

.As melhores fotos:

.Notícias recentes

. X Taça de Portugal FPM

. Calendário de Provas 2009...

. BOAS FESTAS !

. prestação das equipas AMT...

. 2ª prova do Campeonato Na...

. AMTV - Dez. 07 /prova do...

.Enjoy !

Music Video Codes by VideoCure

.Notícias antigas

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Abril 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Maio 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

.treino na Noruega , utilizando moto4

.Links

.FPM

já nos visitaram:



blogs SAPO

.subscrever feeds